Culto do Evangelho no Lar

 

 

O EVANGELHO EM CASA

 

    "O Culto do Evangelho em casa - pelo menos uma vez por semana - ser-vos-á uma fonte de alegrias e bênçãos.

    Renovemos o contato com os ensinamentos de Jesus, tanto quanto nos seja possível, e não somente o lar que nos acolhe se transformará em celeiro de compreensão e solidariedade, mas também a própria vida se nos fará luminoso caminho de ascensão à felicidade real."

 

BATUÍRA

 

ROTEIRO:

 

    A reunião poderá ser dirigida pelo chefe da casa ou pela pessoa que tiver maiores conhecimentos doutrinários, a qual deverá incentivar a participação de todos os presentes colocando as lições ao alcance dos de menor compreensão.

  1. Escolher um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os elementos da família, ou da maior parte deles. A pontualidade e a assiduidade são importantes.

  2. Providenciar uma jarra de água para fluidificação.

  3. Iniciar a reunião com uma prece, simples e espontânea em que, mais que as palavras, tenham valor os sentimentos, não devendo, portanto, ser decorada.

  4. Ler um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", aberto ao acaso, e fazer comentários breves sobre o trecho lido, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária.

  5. Fazer vibrações pelo lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos, não estendendo-as à "toda humanidade", pois este momento é do lar e seus moradores.

  6. Fazer a prece de encerramento, rogando a Jesus a proteção do lar.

  7. Servir a água fluidificada aos presentes. A água deverá ser tomada por todos ao término do Evangelho e o que sobrar poderá ser colocada dentro do filtro da casa, na parte de baixo.

 

Observações:

  1. Caso haja crianças pequenas em casa pode-se oferecer atividades para elas enquanto ocorre o Evangelho (desenho, recorte etc.). Também pode ser lida uma história infantil espírita. É importante que participem para irem se habituando à prática.

  2. É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante a reunião.

  3. Fazer vibrações especiais, para casos concretos que preocupe os presentes e a sociedade.

  4. Evitar comentários que desabonem outras religiões ou pessoas e não manter conversação menos edificante.

  5. A duração da reunião deverá ser de quinze a trinta minutos, aproximadamente.